Prefeitura Municipal de Acreúna

História

No início do século XX, Manoel Pires de Moraes foi o primeiro fazendeiro a se estabelecer na região, proveniente de Bota-Fumaça, à época distrito do município de Alemão, hoje Palmeiras de Goiás. Em seguida formaram-se várias fazendas.

Até fins dos anos 50, toda a vasta região compreendida entre Paraúna, Jandaia, Rio Verde e Santa Helena de Goiás encontrava-se praticamente despovoada. Em 1961, define-se o traçado da futura Rodovia Brasília-Acre. Benedicto Arystogogo de Mello adquiriu uma gleba de terras denominada Fazenda Veredão, às margens da rodovia em construção.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Acreúna, pela Lei Estadual nº 7477, de 02-12­1971, subordinado ao município de Paraúna. Em divisão territorial datada de 31-XII-1971, o distrito de Acreúna, figura no município de Paraúna.

Elevado à categoria de município com a denominação de Acreúna, pela Lei Estadual nº 8386, de 14-05-1976, desmembrado de Paraúna. Sede no atual distrito de Acreúna (ex-localidade). Constituído de 2 distritos: Acreúna e Turverlândia, ambos desmembrados do município de Paraúna. Instalado em 01-01-1977.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 2 distritos: Acreúna e Turverlândia. Pela Lei Estadual nº 10429, de 08-01-1988, é desmembrado do município de Acreúna o distrito Turverlândia. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.